@gamecraftrio

@devoidgames


Facebook



(Fechar aba)

 
 

GameCraft Rio - 2011





O

GameCraft

foi um evento focado no desenvolvimento de jogos eletrônicos, mas que também abordou jogos de maneira geral, como objeto de estudo, entretenimento e mídia. Aconteceu dias 16 e 17 de junho de 2011, no campus da Ilha do Fundão da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), no prédio do CCMN. Ele foi organizado pelos desenvolvedores independentes da deV( )id Games, Yanko Oliveira e Bruno "Tinnus" Ferreira, com o suporte dos professores Adriano Joaquim de Oliveira Cruz e Geraldo Bonorino Xexéo (ambos do corpo docente da UFRJ).

Contamos com a ajuda dada por diversos parceiros como a InfNet (que proveu o material impresso do evento) e nosso amigo Eduardo Seabra (criador do logotipo do evento e da introdução dos vídeos). Além deles, tivemos o suporte do Wallace, que cuidou do som e iluminação do auditório, e do smartphone do Pedro Rocha acessando o Random.org para os sorteios (posteriormente substituído pelo "Cérebro Eletrônico do Baú" criado pelo Denilson Sá). Por último, mas não menos importantes, devemos citar nossos fiéis NPCs, que toparam ajudar no credenciamento dos participantes em troca de nada além de honra, XP e acesso livre ao stand de Mortal Kombat da Seven Game montado no hall do evento ;)

Recebemos palestrantes que vinham tanto da Academia quanto da Indústria; tivemos de desenvolvedores independentes que se tornaram internacionalmente famosos a colecionadores de jogos que tentam tornar o terreno menos árido para os aficcionados do país.

Além de fomentar o cenário carioca de desenvolvimento, um dos maiores intuitos do evento sempre foi repassar conhecimento. Por isso, filmamos todas as palestras e criamos este site para que todos tenham acesso a elas. No total, temos quase 10 horas de vídeos que, apesar de ser uma enorme quantidade de informação, representam anos de prática e estudos condensados de diversos especialistas na área. Por isso, qualquer um interessado em ingressar no mercado nacional de desenvolvimento de jogos deveria ouvir as experiências, dicas e opiniões com atenção.

Com um clima bem informal, o evento recebeu mais de 160 inscrições, apesar de seu horário não muito amigável (infelizmente, por problemas inerentes ao local, o mesmo não pôde ser realizado num fim de semana) e, apesar de nem todos os inscritos terem comparecido, os presentes puderam aproveitar palestras, sessões de dúvidas, discussões e mini-cursos, além do networking.

Quaisquer dúvidas, sugestões ou opiniões a respeito do evento e deste site podem ser enviadas para

contato@devoidgames.com

, ou para um de nossos twitters:

@devoidgames

e

@gamecraftrio

. Acompanhe também nossa

página no Facebook!



Esperamos que o conteúdo aqui disponibilizado sirva não só para ajudar numa melhor visualização do mercado (tanto nacional quanto internacional), mas também para incentivar todos os interessados no ofício que é o desenvolvimento de jogos. Aproveitem os alfarrábios e, para saber mais sobre nós e nossos outros projetos, visitem nosso site!


--deV( )id Games



O GameCraft Rio - 2011 foi uma realização deV( )id Games e LabIC-NCE, com apoio do DCC-UFRJ e do NCE e financiamento do PESC/COPPE - Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da UFRJ, Banco do Brasil e PR3 - Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento da UFRJ.



Realização:

Apoio: